Menu da Agência de Notícias







Facebook Assembleia RS

TV

Plenário aprova parcelamento do décimo terceiro dos servidores do Executivo e outros cinco projetos
GRANDE EXPEDIENTE
Liziane Bayer homenageia Dia da Marinha e passagem dos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 16:00-13/06/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
A deputada Liziane Bayer (PSB) homenageou, no Grande Expediente da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (13), o Dia da Marinha e os 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo, completados na última segunda-feira (11). Considerada uma das mais importante da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), maior conflito armado ocorrido na América do Sul, a Batalha Naval do Riachuelo se notabilizou não apenas pelo número de soldados envolvidos, mas pela atuação do almirante Francisco Manoel Barroso, comandante da esquadra brasileira que, mesmo tendo perdido a primeira fase do embate, conseguiu reverter a situação. “Riachuelo foi a maior e mais importante batalha naval da história da Marinha, tanto que o dia 11 de junho, data em que ocorreu, foi instituído como o Dia da Marinha do Brasil, que é a mais antiga força militar brasileira”, enfatizou a deputada.

O enfrentamento se desenrolou na foz do Riachuelo, afluente do rio Paraná, próximo à cidade de Corrientes, na Argentina. Com a vitória, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios onde se desenrolaram as ações de guerra. “Até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra. A Batalha do Riachuelo inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra, e desestimulou possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia, nos levando à vitória final, com a rendição total do Paraguai”, assinalou Liziane.

Em seu discurso, ela registrou o desempenho de personalidades históricas no evento. “Falar na Marinha do Brasil é também falar um pouco da história do Brasil e dos seus vultos históricos, pois foram eles que nos deixaram um legado de honra, patriotismo e serviço à Pátria Brasileira, desde o menos graduado marinheiro até os seus almirantes. Não se tem qualquer nota que os desabone, ao contrário, prestaram inestimáveis serviços”, celebrou.

A parlamentar lembrou a trajetória do almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, principal comandante naval brasileiro na guerra do Paraguai, “cujos heroísmo, coragem e patriotismo, aliados às táticas e estratégias militares, destruiram a força naval paraguaia, sobre a qual repousavam as chances de vitória inimiga na guerra”.

O almirante Barroso nasceu em Lisboa, Portugal, em 1804. Veio para o Brasil com seus pais e a família real portuguesa em 1808, ingressou na Marinha como aspirante, ocupando todos os postos até chegar a almirante. Recebeu, por seus feitos militares, o título de Barão do Amazonas. “Barroso fez parte de uma geração que se destacou pela competência e bom êxito alcançado, em uma fase da História do Brasil que foi fundamental para que as gerações atuais herdassem este País de proporções continentais, com riquezas invejáveis e uma cultura única. Isto, obviamente, não aconteceu por acaso. Foi resultado de muito esforço e dedicação de pessoas como ele”, ressaltou.

Liziane mencionou também a atuação do almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha. Gaúcho, da cidade de Rio Grande, galgou, conforme a deputada, todos os postos da Armada até chegar a almirante, recebendo títulos nobiliárquicos do Império (visconde, conde e marquês), integrando o Conselho Superior Militar e, por fim, atuando como ministro do Supremo Tribunal Militar e conselheiro do Imperador Dom Pedro II.

Outra personalidade histórica citada pela parlamentar foi Marcílio Dias, cuja atuação foi decisiva para a vitória brasileira. Ele ingressou na Marinha como grumete (recruta) aos 16 anos, chegando a marinheiro artilheiro e cabo de esquadra. Na batalha do Riachuelo, teve um braço decepado, o que lhe causou a morte aos 27 anos.

Cidadania
Para a deputada, lembrar a data magna da força naval brasileira “é dever de cidadania, respeito e gratidão pelo que faz em favor e na defesa do Brasil e dos brasileiros”. “Especialmente, nesta quadra decisiva da vida nacional, espero e desejo que nos espelhemos nos exemplos de serviço à Pátria dados pelo marinheiros que lutaram na Batalha do Riachuelo e deles tiremos inspiração para com denodo, decência, garra e patriotismo, superarmos nossas dificuldades. Nos marinheiros da Riachuelo, por certo, temos exemplos a seguir”, apontou.

Por fim, Liziane agradeceu sua admissão no grau de Oficial, na Ordem do Mérito Naval, concedida pelo presidente da República, por proposição do Conselho da Ordem do Mérito Naval. “É uma distinção que dignifica não só a mim, mas ao meu mandato e à Assembleia do Rio Grande do Sul”, finalizou.

Apartes
Os deputados Elton Weber (PSB), Adilson Troca (PSDB), Vilmar Zanchin (PMDB), Bombeiro Bianchini (PR) e Silvana Covatti (PP) se manifestaram em nome de suas bancadas por meio de apartes.

Versão de Impressão
Grande Expediente


Últimas Notícias

14/12/18 - 16:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira
14/12/18 - 15:45 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 17 a 21 de dezembro
14/12/18 - 15:00 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Dalciso Oliveira (PSB)
14/12/18 - 13:00 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Doutor Thiago (DEM)
14/12/18 - 11:15 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Paparico Bacchi (PR)
14/12/18 - 08:30 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Pepe Vargas (PT)
14/12/18 - 08:30 - Solar dos Câmara - Assembleia realiza Sarau Especial de encerramento da temporada 2018
13/12/18 - 20:49 - Agência de Notícias - Descerrada foto do deputado Edegar Pretto na Galeria dos ex-Presidentes da AL
13/12/18 - 16:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira
13/12/18 - 11:00 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE)
13/12/18 - 08:30 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral (PSD)
13/12/18 - 08:30 - Agência de Notícias - Votação do Orçamento e audiência pública movimentam comissões nesta manhã
12/12/18 - 17:30 - Agência de Notícias - Lançado livro que resgata a história das comissões parlamentares do Rio Grande do Sul
12/12/18 - 16:50 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira
12/12/18 - 14:45 - Agência de Notícias - Assembleia Legislativa presta homenagem a meninas medalhistas em ciências exatas
Leia mais ...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226