Menu da Agência de Notícias







Facebook Assembleia RS

TV

Fenarroz 2018 mobiliza autoridades e produtores pelo fortalecimento do arroz gaúcho
SESSÃO PLENÁRIA
Pronunciamentos na tribuna nesta quarta-feira
Celso Luiz Bender* - MTE 5771 | Agência de Notícias - 16:45-13/06/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Deputado Vilmar Zanchin (MDB) foi o primeiro a se manifestar

Confira o resumo dos pronunciamentos durante o período das Comunicações da sessão plenária do Parlamento gaúcho desta quarta-feira (13/6). A íntegra das manifestações dos deputados e deputadas pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões.

O deputado Vilmar Zanchin (MDB) registrou, da tribuna, que acompanha com preocupação, não só por meio da imprensa, mas igualmente em contato direto com prefeituras, os estragos causados em vários municípios decorrentes das recentes tempestades. Já são 26 as cidades que decretaram emergência, ou até calamidade pública, como consequência em especial dos ventos, que causaram prejuízos e até vítimas. “Todo o Rio Grande foi atingido, mas destaco a Região Norte como a mais danificada”, apontou. Citou algumas cidades, como Giruá e Santa Bárbara, com 600 casas atingidas em cada local, e Tupanciretã, onde 400 residências foram atingidas, dando a dimensão do quanto foi violento o temporal. Conforme a Defesa Civil gaúcha, o número de casas que sofreram avarias, algumas completamente destruídas, chega a 2,8 mil. “Destaco a determinação imediata do governador Sartori em acionar a Defesa Civil estadual para dar o suporte necessário, neste momento crítico e muito difícil para milhares de famílias”, registrou. Zanchin igualmente disse da expectativa de apoio por parte do governo federal, agilizando o envio de recursos para recuperação de áreas danificadas.

Zé Nunes (PT) disse que se manifestava em nome da bancada do PT na Assembleia em relação a manifestações do líder do governo, Gabriel Souza (MDB), que criticou o processo de defesa judicial que envolveu o Banrisul, implementado pelo escritório de advocacia onde atua o ex-governador Tarso Genro. Primeiro, disse, é preciso caracterizar o que acontece com o Banrisul, “que passa por lamentável esquartejamento por parte da atual administração do Estado. Segundo, o parlamentar deveria tratar de temas como a defesa do banco, de todos os gaúchos, ao invés de escamotear o verdadeiro debate, que seria o esclarecimento do conjunto de dúvidas que envolvem o processo de venda de ações, num entrelaçamento de interesses que é investigado, inclusive, pela CVM, Comissão de Valores Mobiliários”, observou. Para Zé Nunes, defender o Banrisul é defender o Estado, “até porque o banco é patrimônio da sociedade rio-grandense, e não de um governante”. Ainda de acordo com o deputado do PT, o projeto de lei apresentado por Gabriel Souza é inadequado e apresenta nítido vício de inconstitucionalidade. “Aliás, uma proposição com as características da atual gestão, um retrato deste governo atrapalhado. O projeto nada mais é do que uma tentativa de constranger aquele escritório, uma iniciativa encomendada, algo pequeno e mesquinho, aquém da grandeza do RS”, sublinhou.

Zilá Breitenbach (PSDB) destacou os resultados positivos que estão sendo alcançados pelo programa RS sem Drogas, do governo do Estado, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, que visa levar informações relacionadas ao tema drogas à população. Conforme ela, que tem iniciativas na área, uma das principais finalidades do RS Sem Drogas é difundir a lei que torna obrigatória a exibição de informes publicitários nas salas de cinema do RS, esclarecendo as consequências do uso de drogas. Também fica estabelecida a divulgação de mensagens educativas sobre o uso indevido de drogas em shows culturais e esportivos. “Quando encaminhamos projetos que se transformam em leis, estas serão ineficazes se não forem regulamentadas. Ao final de fevereiro de 2018, o governador Sartori assinou decreto de regulamentação de duas leis estaduais, a de nº 13.296, de 23 de novembro de 2009, e Lei nº 13.907, de 10 de janeiro de 2012, esta de nossa autoria”, informou Zilá. Segundo ela, apesar de atuar em várias áreas de interesse social, seu mandato não perde o foco nos temas que envolvem crianças e adolescentes, informando que nos próximos dias deverá ser votada outra proposta sua, a que acrescenta à Ouvidoria do RS espaço para denúncias que digam respeito àqueles grupos.

Miriam Marroni (PT) comemorou na tribuna a volta do Esporte Clube Pelotas à primeira divisão do futebol gaúcho, após vitória de um a zero sobre o Internacional de Santa Maria no último domingo (10). “Mais de dez mil pessoas torceram por este resultado num momento em que o Brasil começa a falar da Copa. O futebol movimenta não apenas sentimentos e almas, mas a economia da cidade, do estado e do País”, frisou. Para a deputada, a nova direção do time foi decisiva para a vitória. “Depois de um período difícil, a nova direção, jovem e atuante, reorganizou as finanças, investiu em novos jogadoras e atingiu o resultado tão desejado pelos torcedores”, finalizou.

* Com Olga Arnt

Versão de Impressão
Sessão Plenária


Últimas Notícias

22/06/18 - 17:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira
22/06/18 - 13:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 25 a 29 de junho
22/06/18 - 08:30 - Agência de Notícias - Cachoeira do Sul e Guaíba sediam audiências públicas nesta sexta-feira
21/06/18 - 17:20 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira
21/06/18 - 08:30 - Agência de Notícias - Cinco comissões realizam atividades nesta quinta-feira
20/06/18 - 17:05 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira
20/06/18 - 15:24 - Agência de Notícias - Pronunciamentos na tribuna nesta quarta-feira
20/06/18 - 12:00 - Solar dos Câmara - Tatiéli Bueno apresenta Tributo a Mercedes Sosa no Sarau do Solar desta quarta-feira
20/06/18 - 08:30 - Agência de Notícias - Comissões parlamentares promovem três audiências públicas nesta quarta-feira
19/06/18 - 17:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
19/06/18 - 17:00 - Agência de Notícias - Plenário aprova prorrogação de contratos emergenciais na Secretaria da Saúde
19/06/18 - 17:00 - Agência de Notícias - Pronunciamentos na tribuna nesta terça-feira
19/06/18 - 12:30 - Agência de Notícias - Plenário deve deliberar sobre 11 proposições nesta tarde
19/06/18 - 08:30 - Agência de Notícias - Audiência pública aborda decreto de regulamentação do SUSAF nesta terça-feira
18/06/18 - 16:45 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta terça-feira
Leia mais ...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226