Menu da Agência de Notícias







Facebook Assembleia RS

TV

Terezinha Irigaray recebe Medalha de Deputada Emérita em Sessão Solene no Plenário 20 de Setembro

Rádio

 
COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
10/12/2018 15:44
AGENDA DA ASSEMBLEIA
10/12/2018 7:30
PERFIL PARLAMENTAR 2019
07/12/2018 15:55
SEMANA FARROUPILHA NA ASSEMBLÉIA
Moacyr Flores recebe Medalha do Mérito Farroupilha e abre painel sobre a revolução
Luiz Carlos Barbosa - MTB 5667 | Solar dos Câmara - 08:58-16/09/2008 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727
Aula de história com o professor Moacyr Flores

Em cerimônia na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, na noite desta segunda-feira (15), o professor e doutor em História Moacyr Flores foi agraciado pela Assembléia Legislativa com a Medalha do Mérito Farroupilha. Ele foi homenageado pelo seu ex-aluno no curso de História, o deputado Raul Carrion (PCdoB) que, representando a presidência da Assembléia Legislativa, conduziu a condecoração do professor, autor de mais de 20 livros e estudioso da Revolução Farroupilha. Carrion assinalou a trajetória do historiador na produção de conhecimento e contribuição à cultura no Estado, motivo pelo qual recebe o reconhecimento com a maior distinção do Parlamento gaúcho. O deputado também ressaltou que a entrega da distinção e a reflexão sobre o tema, no painel com três pesquisadores, inaugura a primeira Semana Farroupilha na Assembléia.

Moacyr Flores declarou-se honrado com a medalha, que repartiu com a esposa, a também historiadora Hilda Agnes Hübner Flores, e comentou que sua vida está vinculada à Revolução Farroupilha desde sempre. Ele nasceu no ano do centenário da Revolução, em 1935, em Porto Alegre. Fez da Guerra Civil Farroupilha, a designação conceitual que considera mais adequada, o foco de seus estudos acadêmicos no mestrado e no doutorado, ambos realizados na PUC, tornando-se uma referência no estudo da História do Rio Grande do Sul.

Com larga experiência no magistério, o fundador e ex-diretor do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, autor de obras como "Modelo Político dos Farrapos" e "Negros na Revolução Farroupilha", Moacyr Flores abriu o painel sobre o tema. Ele dividiu a mesa com a pesquisadora e geógrafa Elma Sant’Ana, com o historiador Diorge konrad e com o deputado Raul Carrion, na mediação dos debates.

Moacyr Flores realizou uma avaliação crítica das interpretações da Revolução Farroupilha, elucidando, por intermédio de uma revisão bibliográfica, as concepções que se constituíram, ora amparadas pelas visões antagônicas de farroupilhas e de imperiais, ora pelas análises de inspiração positivista. Moacyr Flores distinguiu três gêneros de produção sobre o tema, a literária, a tradicionalista e a da mídia, para diferenciá-las do fazer histórico, definido pela reconstituição e interpretação do passado a partir dos documentos e das fontes primárias de pesquisa, levando em conta os valores da época.

Versão de Impressão

Últimas Notícias

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226