Menu da Agência de Notícias







Facebook Assembleia RS

TV

Terezinha Irigaray recebe Medalha de Deputada Emérita em Sessão Solene no Plenário 20 de Setembro

Rádio

 
COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
10/12/2018 15:44
AGENDA DA ASSEMBLEIA
10/12/2018 7:30
PERFIL PARLAMENTAR 2019
07/12/2018 15:55
53ª LEGISLATURA
Parlamento homenageia fundador do grupo Os Monarcas com Medalha do Mérito Farroupilha
Letícia Rodrigues - MTB 9373 | Agência de Notícias - 19:45-15/02/2012 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727 - Foto: Vinicius Reis
Honraria foi entregue durante cerimônia no Salão Júlio de Castilhos

Um dos fundadores do grupo tradicionalista Os Monarcas, recebeu, no fim da tarde desta quarta-feira (15), a maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho: por iniciativa da deputada Silvana Covatti (PP), foi concedida ao músico Nésio Alves Corrêa a Medalha do Mérito Farroupilha. A entrega da distinção foi feita pela proponente e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), durante cerimônia no Salão Júlio de Castilhos.

A deputada agradeceu à presidência da Casa por possibilitar que ela fizesse essa homenagem para um homem e para um grupo que têm história no Estado. "Trata-se de um reconhecimento do Rio Grande do Sul a um grupo que foi além de si mesmo e se tornou maior que seus integrantes", destacou Silvana.        

O presidente da AL declarou-se muito feliz com a homenagem, tendo feito questão de participar da solenidade. "O grupo Os Monarcas hoje é um patrimônio do Rio Grande", enfatizou. "Esse parlamento está fazendo justiça em vida às pessoas que representam com orgulho a sociedade gaúcha", complementou Postal.  

Devidamente pilchado, Gildinho, como o homenageado é mais conhecido, afirmou que dividia a honraria com os demais integrantes do grupo tradicionalista e com sua família. Lembrando sua trajetória profissional, o acordeonista disse que o grupo já se apresentou em pequenos espaços e grande eventos, sempre cultivando o amor pela tradição. "Com essa bombacha tocamos também nos Estados Unidos para os gaúchos, mas até os americanos dançaram", relembrou, citando as apresentações que fizeram naquele país em 2006.

A solenidade foi encerrada com música. Gildinho, o sobrinho João Luiz Corrêa e o acordeonista Juliano Borges interpretaram a música Fandango em Soledade.

Além de familiares, amigos e integrantes do grupo Os Monarcas, participaram da cerimônia os deputados Aldacir Oliboni (PT), Luciano Azevedo (PPS) e Ernani Polo (PP); representantes das Câmaras de Vereadores de Erechim, Casca e Soledade; representante da Polícia Civil, delegado Ênio Gomes de Oliveira; representantes da Famurs e do Movimento Negro Progressista do RS; músicos e tradicionalistas.

O homenageado
Natural de Soledade, Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, nasceu em 18 e janeiro de 1942. Aos 19 anos, mudou-se para Erechim, onde dois anos depois iniciou o programa radiofônico “Amanhecer no Rio Grande” pela Rádio Difusão. Entre 1966 e 1984 apresentou o programa “Assim canta o Rio Grande”, na Rádio Erechim.

Em 1967, formou com o irmão caçula a dupla “Gildinho e Chiquito” e, em 1972, os dois fundaram o grupo Os Monarcas, que gravou seu primeiro LP seis anos mais tarde. Ao longo da carreira de 40 anos, o grupo gravou 26 CDs e conquistou quatro discos de ouro, além de várias premiações, como o Prêmio Açorianos de Música, na categoria de Melhor Grupo de Música Regionalista do Estado (2002); e o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, como Melhor Grupo de Baile (2010).

Em 2010, durante a Expointer, Gildinho recebeu o Troféu Guri, prêmio concedido anualmente a dez personalidades que fazem o Rio Grande do Sul se destacar no Brasil e no mundo.

Versão de Impressão
Presidência


Últimas Notícias

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226