Menu da Agência de Notícias







Facebook Assembleia RS

TV

Presidente Edegar Pretto apresenta campanha de mobilização pelas compensações da Lei Kandir em seminário da UVB
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Programa Deputado por Um Dia proporciona vivência do Legislativo aos estudantes gaúchos
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 18:10-05/12/2016 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Vinicius Reis
Jovens votam em sessão plenária do estudante, parte da programação do <i>Deputado Por Um Dia</i>
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promoveu, nesta segunda-feira (5), a 47ª edição do programa Deputado Por Um Dia. Após a cerimônia de abertura pela manhã, os estudantes debateram e votaram, à tarde, na Sessão Plenária do Estudante, os projetos de lei elaborados por eles. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Adílson Troca (PSDB), que presidiu a sessão, explicou as etapas da sessão plenária e apresentou os partidos representativos dos colégios presentes. Na sequência, os estudantes apresentaram, discutiram e votaram as proposições.

Antes, parlamentares deram as boas-vindas aos professores, estudantes e representantes das escolas. Participaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Antônio Sampaio, de Alvorada; a Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Irineu, de Antônio Prado; o Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, de Lavras do Sul; a Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul; e a Escola Estadual de Educação Básica São Martinho, de São Martinho.

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) ressaltou a importância da participação dos jovens no processo legislativo. “Sejam bem-vindos a este espaço, onde acontece o debate de questões essenciais à sociedade gaúcha. É bom que, desde cedo, vocês exercitem a defesa das suas ideias, que solidifiquem a cidadania. É no Legislativo que este processo se consolida”, apontou.

Juvir Costella (PMDB) igualmente frisou a importância da presença dos jovens no Parlamento. “Vocês exercem um mandato legítimo, uma vez que foram escolhidos por seus colegas. Carregam, assim, a responsabilidade da representação”, disse. Citou o momento do país e do Estado. “Há uma crise globalizada no campo da economia. De outra parte, uma parte significativa da sociedade repudia setores da classe política, e muito fazem por merecer. Assim, vocês são a nossa esperança de dias melhores para todos nós”, agregou.

O deputado Frederico Antunes (PP) ressaltou a satisfação da Casa em receber os “jovens deputados e deputadas, e parabéns aos projetos Lei foram construídos nos locais de ensino de vocês. Tenho 18 anos de Assembleia e afirmo: nada se consegue sozinho, nem aqui, no Parlamento, nem fora dele. É preciso união, pois somente um cidadão nada muda. De outra parte, é preciso saber relacionar-se, respeitando as diferenças, e aproximando-se dos que têm posições afins”, alertou. Também compôs a Mesa a deputada Liziane Bayer (PSB).

Projetos

A Escola Estadual de Educação Básica São Martinho, do município do mesmo nome, representada pelo PJG (Partido Jovem Gaúcho), apresentou PL (projeto de Lei) tornando obrigatório, a todos os órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, a destinação de papeis usados a empresas de reciclagem, bem como que seja dada preferência ao consumo de papel reciclado. A matéria foi defendida pela líder de bancada Suzan Kunz. Após debate, o PL foi aprovado por 41 votos favoráveis e 13 contrários.

O município de Paraíso do Sul foi representado pela Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena. O PAP (Partido Afonso Pena) apresentou PL instituindo o cultivo de hortas orgânicas nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A Líder Taís Bernardt defendeu a proposição, aprovada por 43 votos a 11.

O PRE (Partido Revolucionário dos Estudantes), da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Antônio Sampaio, apresentou PL sobre a disponibilização de profissional habilitado da área de Assistência Social nas escolas estaduais do RS. Em sua defesa, faou o líder Robson Centeno. A matéria foi rejeitada. Foram 26 votos favoráveis e 28 contrários.

O aluno Vinícius Carra, líder o PME (Partido do Movimento Estudantil), defendeu PL que institui a disciplina Educação para Cidadania como componente curricular obrigatório para o Ensino Médio nas escolas públicas do RS. Ele falou em nome da Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Irineu, de Antônio Prado. A proposta foi rejeitada, com 29 votos contrários e 24 a favor.

Por fim, o Partido Jovem Empreendedor (PJE), em nome do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, de Lavras do Sul, apresentou PL que institui o Programa de Apoio ao Jovem Empreendedor, na rede de ensino estadual. A defesa da proposição ficou a cargo da líder Luiza Abascal. Aprovado, por 46 votos contra 8.

Por proposição do deputado Frederico Antunes, o deputado Adílson Troca solicitou que a Escola do Legislativo entregasse, aos alunos e professores, cópias das Constituições Federal e Estadual. Na sequência, representantes das escolas subiram à tribuna para relatar sua experiência no Deputado Por Um Dia.

Escolas sorteadas para a próxima edição

No final da sessão, foram sorteadas as cinco escolas que participarão da 48ª edição do evento, representado diferentes regiões do RS: Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito, do município do mesmo nome; Escola Estadual de Ensino Fundamental Angelina Salzano Vieira da Cunha, de Cachoeira do Sul; Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel, de Estância Velha; Escola Estadual de Ensino Fundamental Minérios, de Paraí, e Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, de Salto do Jacuí. Na sequência, forem entregues certificados comemorativos às escolas e aos alunos participantes.

Homenagens
Ao final da sessão, o deputado Troca cumprimentou o empenho dos que organizaram mais esta edição do Deputado por Um Dia. As servidoras voluntárias, Regina Barnasque, já aposentada, e Vanessa Lopez, foram homenageadas por sua dedicação permanente à iniciativa da Assembleia. A Escola do Legislativo tem como diretora Gislaine Monza. Sônia Brambilla é coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão.

Deputado por Um Dia
O programa proporciona aos estudantes a experiência de atuar como deputados por um dia, elaborando, discutindo e votando projetos de lei na sessão plenária do estudante. Podem participar alunos a partir do 7º ano do ensino médio (ou equivalentes) das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Tem como objetivos aproximar o Parlamento da comunidade escolar, contribuir para a formação da cidadania, estimular o surgimento de lideranças e evidenciar a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento da sociedade.

Versão de Impressão
Sessão Plenária 47ª edição do Deputado Por Um Dia


Últimas Notícias

22/06/17 - 17:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira
22/06/17 - 16:00 - Agência de Notícias - Pronunciamentos na tribuna nesta quinta-feira
22/06/17 - 15:45 - Agência de Notícias - Deputado saúda os 25 anos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
22/06/17 - 15:30 - Solar dos Câmara - Cristina Sorrentino canta no Sarau do Solar de 28 de junho
22/06/17 - 08:30 - Agência de Notícias - Três comissões parlamentares reúnem-se nesta manhã
21/06/17 - 17:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira
21/06/17 - 16:14 - Agência de Notícias - Pronunciamentos na tribuna nesta quarta-feira
21/06/17 - 08:30 - Agência de Notícias - Comissões realizam duas audiências públicas e cinco reuniões nesta quarta-feira
20/06/17 - 17:32 - Agência de Notícias - Pronunciamentos na tribuna nesta terça-feira
20/06/17 - 17:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
20/06/17 - 16:45 - Agência de Notícias - Presidente da AL repudia prisão de deputado e anuncia criação de comissão para apurar episódio
20/06/17 - 12:30 - Agência de Notícias - Colégio de líderes decide por não votar matérias nesta terça-feira
20/06/17 - 08:30 - Agência de Notícias - Três comissões técnicas têm reuniões nesta terça-feira
19/06/17 - 17:50 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta terça-feira
19/06/17 - 12:35 - Agência de Notícias - Assembleia tem 52 matérias aptas para apreciação em plenário
Leia mais ...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226