Menu da Agência de Notícias







Facebook Assembleia RS

TV

Presidente Edegar Pretto participa do desfile farroupilha em Piratini

Rádio

 
COMISSAO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS 
22/09/2017 11:26
ESCOLA DO LEGISLATIVO DEPUTADO ROMILDO BOLSAN
21/09/2017 15:43
SEMANA FARROUPILHA
Semana Farroupilha da ALRS apresenta peça teatral para alunos da rede pública
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 18:30-12/09/2017 - Foto: Guerreiro

Centenas de alunos da rede pública de ensino lotaram o Teatro Dante Barone da ALRS nesta terça-feira (12), para a apresentação de duas sessões da peça Negrinho do Pastoreio. O espetáculo integra a programação da Semana Farroupilha, que neste ano homenageia a cidade de Piratini, primeira Capital Farroupilha, e a um de seus filhos ilustres, o escritor, poeta, compositor e folclorista Luiz Carlos Barbosa Lessa.

Encenada pela Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, a peça Negrinho do Pastoreio, apresentada nas sessões das 9h30 e 14h30 de hoje, é uma livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto, considerada a mais autêntica do folclore gaúcho e conta a saga de um escravo que, por ter perdido uma corrida de cavalos, é cruelmente torturado pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta apenas acender uma vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha...

Nessa bela história, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, questões sociais importantes. Acreditamos no teatro como elemento de transformação, contribuindo para uma sociedade mais consciente e mais humana, destacou o Diretor do Departamento de Cultura da ALRS, Luiz Carlos Barbosa da Silva ao saudar a presença de alunos, professores e diretores da escolas participantes. 

A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, Maria Tereza Tonel da Silveira, salientou a importância da oportunidade oferecida pela Assembleia Legislativa de participar do espetáculo teatral de uma adaptação da lenda “Negrinho do Pastoreio”. “Desde agosto estamos trabalhando com os alunos as lendas e com o folclore gaúcho. As crianças já conheciam a lenda através dos livros e vídeo, mas a vinda ao teatro é uma atividade diferenciada e muito rica”, explicou ao salientar que isto raramente acontece para as escolas por conta das dificuldades econômicas enfrentadas pelas comunidades.  

Escolas participantes

  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
  • Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Lygia Morrone Averbuck
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Macedo Araújo
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues
  • Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Evaristo Gonçalves Neto
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Sul

Programação Semana Farroupilha ALRS 2017

Exposição "Pampianas Paisagens"

A Sala JB Scalco do Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa recebe a exposição “Pampianas Paisagens”, do fotógrafo Otávio Teixeira. O conjunto de 10 fotografias em papel fotográfico em preto e branco integra o projeto Pampa Gaúcho e a Semana Farroupilha da ALRS 2017. As obras podem ser vistas de 04 a 29 de setembro, de segundas às sextas-feiras, das 8h30 às 18h30, com entrada franca.

Sessão Solene da Semana Farroupilha
A abertura oficial será realizada no dia 13 de setembro com a Sessão Solene do Parlamento gaúcho, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.

Sarau Especial Farroupilha
O Sarau Especial da Semana Farroupilha do dia 13 de setembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone da ALRS, com entrada franca, terá a apresentação musical “Caminhando e Cantando”, com Zé Martins, Dão Real e Clary Costa. No repertório do espetáculo estão o Hino Rio-Grandense e obras do cancioneiro gaúcho e latino-americano como Andante, Una Esperança Mas (Dão Real), Un Ruiseñor Poeta (Zé Martins/Tony Guerrero) Ecos (Pedro Munhoz/Tony Guerrero), Barranca e Fronteira (Luiz Telles/Antônio Fagundes), Macchu-Picchu (Hermes de Aquino) entre outras.

Acendimento da Chama Crioula
Às 9 horas do dia 14 de setembro, no saguão de entrada do Palácio Farroupilha, ocorre o acendimento da Chama Crioula

Exposição em homenagem a Piratini e a Barbosa Lessa
No dia 14 de setembro, no saguão de entrada do Palácio Farroupilha, será aberta a exposição em homenagem a cidade de Piratini, primeira capital Farroupilha, e ao folclorista Luiz Carlos Barbosa Lessa. Estarão expostos fotos, documentos e objetos relativos ao município e a Barbosa Lessa, como a sua gaita ponto.

Espetáculo musical em Piratini
Como parte das comemorações da Semana Farroupilha da ALRS, o cantor tradicionalista Gilberto Gomes se apresenta, no dia 19 de setembro, às 14 horas, no Centro de Eventos de Piratini, com entrada gratuita.

Extinção da Chama Crioula
O encerramento das atividades comemorativas à Semana Farroupilha de 2017 do Parlamento gaúcho se dará com a extinção da Chama Crioula, às 18 horas do dia 20 de setembro, no Palácio Farroupilha.

Piratini
A história do município de Piratini remonta a 1777, quando os primeiros militares portugueses instalaram-se às margens do rio Piratinim. Já em 1789 vieram 48 casais das ilhas dos Açores para, naquelas terras, residir e trabalhar. Entre 1819 e 1824 os prédios mais significativos foram construídos, incluindo solares e sobrados.

A tradição guerreira da cidade iniciou-se já em 1827, quando muitos habitantes da Freguesia tomaram parte na campanha da Cisplatina. Por ocasião da Revolução Farroupilha, em 8 de outubro de 1835, a vila foi ocupada pelos Farrapos. Devido à posição estratégica da cidade e à simpatia com que os seus habitantes receberam os combatentes farroupilhas, Piratini foi escolhida como centro das operações.

Em menos de um ano, no dia 11 de setembro de 1836, é proclamada a República Rio-Grandense, sendo Bento Gonçalves da Silva eleito presidente, embora recolhido na prisão. Em 10 de novembro do mesmo ano Piratini foi eleita capital da nova República e em 1837 elevada à categoria de cidade.

Barbosa Lessa
Luiz Carlos Barbosa Lessa nasceu em 13 de dezembro de 1929, na Chácara Boa Esperança, nas imediações da histórica vila de Piratini. Múltiplo em sua trajetória, atuou também como tradicionalista, pesquisador, publicitário e ator. Escreveu mais de 60 obras, entre contos, músicas e romances. Destacam-se, entre suas composições, “Negrinho do Pastoreio”, “Quero-Quero”, “Balseiros do Rio Uruguai”, “Levanta, Gaúcho” e “Despedida”. Na literatura, estão entre suas obras os romances “República das Carretas” e “Os Guaxos” (Prêmio 1959 da Academia Brasileira de Letras).

Versão de Impressão
Peça teatral Negrinho do Pastoreio


Últimas Notícias

22/09/17 - 17:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira
22/09/17 - 15:15 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 25 a 29 de setembro
22/09/17 - 12:00 - Solar dos Câmara - Assembleia e Federasul anunciam segunda-feira os vencedores do Prêmio Líderes e Vencedores 2017
22/09/17 - 08:30 - Agência de Notícias - Audiência pública em Santo Ângelo discute projeto Rota Jesuítica nesta sexta
21/09/17 - 17:25 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira
21/09/17 - 14:59 - Agência de Notícias - Pronunciamentos na tribuna nesta quinta-feira
21/09/17 - 12:45 - Agência de Notícias - Fórum Democrático e SINDJORS promovem debate sobre fake news no dia 27
21/09/17 - 09:00 - Solar dos Câmara - Ricardo Pacheco Trio é atração no Sarau do Solar de 27 de setembro
21/09/17 - 08:30 - Agência de Notícias - Audiência pública em Charqueadas e duas reuniões ordinárias ocorrem nesta quinta
19/09/17 - 17:30 - Agência de Notícias - Pronunciamentos na tribuna nesta terça-feira
19/09/17 - 17:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa na quarta e na quinta-feira
19/09/17 - 16:37 - Agência de Notícias - Votações em plenário são adiadas para a próxima semana
19/09/17 - 16:30 - Solar dos Câmara - Assembleia abre inscrições para o Prêmio Zumbi dos Palmares 2017
19/09/17 - 12:40 - Agência de Notícias - Assembleia poderá votar dois projetos do Executivo nesta terça-feira
19/09/17 - 08:30 - Agência de Notícias - Comissão Especial de Revisão Legal realiza sua primeira reunião nesta terça-feira
Leia mais ...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226