Menu da Agência de Notícias







Facebook Assembleia RS

TV

Terezinha Irigaray recebe Medalha de Deputada Emérita em Sessão Solene no Plenário 20 de Setembro

Rádio

 
COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
10/12/2018 15:44
AGENDA DA ASSEMBLEIA
10/12/2018 7:30
PERFIL PARLAMENTAR 2019
07/12/2018 15:55
PRESIDÊNCIA
Assembleia distingue estudantes com Prêmio Jovem Cientista
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 12:00-11/07/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), entregou o Prêmio Jovem Cientista aos estudantes classificados nos três primeiros lugares na 29ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), promovida pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo e realizada no final do ano de 2017.

Os projetos laureados são de autoria dos jovens Juliana Davoglio Estradioto, Eduardo da Paz Rodrigues e Victória Raupp.

  • 1º Lugar: Juliana Davoglio Estradioto
    Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório
    Projeto: Tratamento de efluentes têxteis através de resíduos agroindustriais provenientes do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
  • 2º Lugar – Eduardo da Paz Rodrigues
    Escola: QI Faculdade e Escola Técnica
    Projeto: Cadeira de rodas automatizdas com controle de voz ou Movimentos (Olhos e Cabeça)
  • 3º Lugar: Victória Raupp
    Escola: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
    Projeto: Dispositivo individual de Contagem (DIC)

Prêmio
O Prêmio foi criado em 2009 e é regulado pela Resolução de Plenário 3.046/2009 e pela Resolução de Mesa 978/10. A distinção visa reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul. Além do diploma, os alunos agraciados recebem passagem e estadia para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano acontece entre os dias 22 e 28 de julho, na Universidade Federal do Alagoas (UFAL) - Maceió, AL, com o tema Ciência, Responsabilidade Social e Soberania.

Ao conceder a viagem e a estadia dos estudantes premiados na reunião anual da SBPC, a Assembleia Legislativa viabiliza que esses jovens participem do mais importante processo de intercâmbio e debate científico do Brasil, reconhecido internacionalmente como uma agenda que reúne pesquisadores e cientistas com atuação em âmbito internacional. Durante a reunião, os premiados pela Assembleia convivem e trocam experiências em exposições, oficinas e seminário com colegas do Brasil e do Exterior. A avaliação dos projetos apresentados pelos estudantes é absolutamente técnica, por meio de comissão julgadora formada por professores da Escola Técnica Liberato.

Manifestações
Ao se pronunciar, dirigindo-se especialmente aos estudantes premiados, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos, declarou que o Parlamento fica lisonjeado em agraciá-los. “Vocês pertencem, junto com professores e diretores, a um grupo raro de pessoas, em nosso país, que acreditam na pesquisa como geradora de desenvolvimento”. Marlon salientou que a Assembleia Legislativa tem preocupação com educação e pesquisa. “Em todas as Comissões a gente vê essa defesa ferrenha da pesquisa. Façam da Assembleia um ancoradouro”, estimulou. O presidente alertou, ainda, sobre os problemas com o registro e a concessão de marcas e patentes de estudos e pesquisa ligados a ciência e tecnologia e também sobre a pouca valorização do trabalho realizado por jovens pesquisadores.

Por sua vez, o diretor-executivo da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, Ramon Fernando Hans, agradeceu a Assembleia pelo reconhecimento da Mostratec e ao trabalho desenvolvido pela Escola. “O reconhecimento do Legislativo proporciona aos alunos a entrada ao mundo dos pesquisadores para que eles possam seguir seu trabalho na área da pesquisa.

A estudante Juliana Davoglio Estradioto,  representando os agraciados, agradeceu ao prêmio concedido e destacou o estímulo aos jovens pesquisadores gaúchos para continuar persistindo na ciência. “Esse caminho tem uma capacidade transfonadora”, garantiu.

Além dos estudantes premiados e do presidente da Assembleia, estavam presentes ao evento o secretário estadual da Educação, Ronaldo Krummenauer; o diretor-executivo da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, Ramon Fernando Hans; a coordenadora-geral da Mostratec, Solange Romeiro; os professores-orientadores das pesquisas, Flávia Twardowski Pinto, Rodrigo Moreira Barreto e Sandro Heleno Auler; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório, Eduardo Girotto; a diretora da QI Faculdade e Escola Técnica, Regina Teixeira; a diretora Administrativa Financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado, Patrícia Seger de Camargo, diretores e professores das instituições Fundação Liberato, IFRS e QI Faculdade Escola e familiares dos estudantes premiados.

Versão de Impressão
Prêmio Jovem Cientista


Últimas Notícias

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226