Login
 
 
HOMENAGEM
Assembleia entrega a Medalha do Mérito Farroupilha ao ministro Teori Zavascki
Letícia Rodrigues - MTE 9373 - 19:46 - 08/12/2014 - Foto: Vinicius Reis
Ministro recebeu a medalha de Sossella e Odone
Ministro recebeu a medalha de Sossella e Odone
No fim da tarde desta segunda-feira (8), em solenidade no Salão Júlio de Castilhos, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A entrega foi feita pelo presidente da Casa, deputado Gilmar Sossella (PDT), e pelo proponente da homenagem, deputado Paulo Odone (PPS).
 
Em seu discurso, Odone contou que Zavascki trabalhou como estagiário no escritório de Direito que tinha junto com dois outros sócios e que todas as conquistas ao longo de sua trajetória profissional foram o reconhecimento de seu mérito. "Todas as indicações que o ministro Zavascki teve, nenhuma foi fruto de política partidária. Foram reconhecimento de mérito", destacou.
 
Ao agradecer a homenagem, Zavascki afirmou que ela tem uma dupla dimensão: o aspecto pessoal, pelo Legislativo gaúcho estar homenageando alguém que não nasceu no RS (ele é catarinense, mas construiu sua vida profissional e familiar no RS), e o aspecto simbólico, ao Poder Legislativo prestar uma homenagem a um integrante do Poder Judiciário. "Essa dimensão é importante porque nós exercemos funções diferentes e complementares, mas com um mesmo objetivo, que é concretizar o princípio da legalidade", explicou.
 
Sossella disse que é a Casa que se sente muito honrada por poder fazer esse reconhecimento ao homenageado, que é "um técnico, um acadêmico e um grande jurista". Ressaltou que cada parlamentar só pode conceder a Medalha do Mérito Farroupilha para uma pessoa durante seu mandato (quatro anos). "Quando escolhemos alguém para receber essa honraria é pelos méritos dessa pessoa e a AL tem obrigação de fazer esse reconhecimento", enfatizou.
 
Currículo*
Teori Albino Zavascki nasceu em 1948, em Faxinal dos Guedes (SC). É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
Iniciou sua carreira na advocacia em escritório localizado em Porto Alegre, em 1971. Cinco anos depois, após aprovação em concurso público, assumiu como advogado do Banco Central do Brasil, permanecendo até março de 1979.
 
Ingressou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 1989, permanecendo até 2003. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul, em vaga reservada a integrante do TRF. De 2003 a 2012, foi ministro do Superior Tribunal de Justiça e, em dezembro de 2012, tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal.
 
Como professor universitário, atuou na Universidade de Brasília, na UFRGS e na Unisinos. É também autor e coautor de diversos livros, artigos e publicações em revistas especializadas.
 
Presenças
Além de familiares, colegas e amigos do homenageado, participaram da cerimônia o deputado estadual Heitor Schuch (PSB) e o deputado federal Vieira da Cunha (PDT/RS); procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Aquino Flôres de Camargo; o representante do Ministério Público Estadual, Mauro Henrique Renner; o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler; o ex-ministro Ruy Rosado de Aguiar; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente do Tribunal Regional Federal - 4ª Região, o desembargador federal Tadaaqui Hirose; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marco Aurélio Heinz; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino; e representantes de entidades como OAB Nacional e OAB-RS, Fiergs, Ajuris, Adpergs, Associação do Ministério Público, Apergs, Sindicato dos Advogados do RS, Centro de Auditores do Tribunal de Contas, Federasul, Sindicato dos Engenheiros do RS, Conselho Regional de Contabilidade do RS, Sindilojas Porto Alegre e Fetag.
 
*Com informações do Cerimonial da ALRS
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Presidência

Fale conosco
 







 
Contato

Assembleia Legislativa do Estado
Praça Marechal Deodoro nº 101
Porto Alegre - RS
CEP: 90010-300

Deputado na Rádio

 
Ouça as matérias sobre o Deputado veiculadas 
na Rádio Assembleia.


Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do deputado