Notícias do Departamento de Cultura
 
CULTURA
Sarau do Solar Especial de encerramento de temporada recebe Nei Lisboa e Nelson Coelho de Castro
Luiz Osellame - MTE 9500 - 09:30 - 26/11/2021 - Foto: Divulgação

O encerramento da temporada 2021 do Projeto Sarau do Solar recebe, no dia 1º de dezembro, às 19 horas, na Esplanada do Palácio Farroupilha o espetáculo musical com Nei Lisboa e Nelson Coelho de Castro.

O espetáculo
Há mais de uma década, a agenda de Nei Lisboa abre no mês de janeiro com um evento de mesmo nome: o Nei LisPoa, numa referência à capital gaúcha – que completa 250 Anos em 2022 – e o carinho com que ela sempre se identificou com a música do Nei. Mas a edição 2021 do show não aconteceu, por óbvio em virtude da pandemia do Coronavírus e do momento crítico que atingiu neste início de ano.

O Sarau do Solar Especial é a oportunidade perfeita para reparar essa falta e marcar o retorno do artista aos palcos, em um reencontro com o público e também com seus mais constantes parceiros de música e de estrada, o tecladista Luiz Mauro Filho e o guitarrista Paulinho Supekóvia.

Nei vem construindo, já desde antes do confinamento, um repertório para novo álbum, que ainda aguarda o momento possível de se concretizar em estúdio e lançamento. Esse mesmo repertório já estará presente no show, uma dezena de canções inéditas em disco, ao lado do repertório já gravado e consagrado do cantor.

Virtualmente, Nei tem levado ao ar, no último ano o programa “Em casa e (ao) vivo”, transmitido semanalmente pelo YouTube e Facebook, mistura música, vídeo, texto e participação ao vivo dos internautas contribuindo ativamente com os protocolos e distanciamentos sociais de prevenção ao Coronavírus.

Integram o repertório do show composições como; Bom futuro (Nei Lisboa); (Nei Relógios de sol (Nei Lisboa); Telhados de Paris (Nei Lisboa); Pra te lembrar (Nei Lisboa); Baladas (Nei Lisboa) (Nei Lisboa); Verdes anos (Nei Lisboa / Augusto Licks); Nós é que vivemos (Nei Lisboa); Capitão do mato (Nei Lisboa); Pandora (Nei Lisboa) Bom lugar (Nei Lisboa); Chamando pra voar (Nei Lisboa) e Pôquer no escuro (Nei Lisboa).

O artista

Nei Lisboa lança seu primeiro disco, “Pra viajar no cosmos não precisa gasolina”, de forma independente em 1983. Em 1984, o segundo, “Noves fora”, sai pela gravadora ACIT. Ao final de 1986, assina com a gravadora EMI-Odeon, resultando em dois discos: “Carecas da Jamaica”, de 1987 e “Hein?!”, lançado em 1988. Em 1991, na primeira incursão pela literatura, o romance “Um morto pula a janela” é lançado pela editora Artes & Ofícios. Em 1993, grava ao vivo no Theatro São Pedro o disco “Amém”, unindo inéditas e clássicos da música popular uruguaia. Em 1998, “Hi-fi”, um apanhado de clássicos da música pop setentista, gravado também ao vivo no TSP. Em 2001, retoma a composição em “Cena beatnik”, pela gravadora ACIT. Em 2002, bandas e artistas gaúchos unem-se em um CD tributo, intitulado “Baladas do Bom Fim”. Entre várias participações na trilha da cinematografia gaúcha, “Meu tio matou um cara”, de Jorge Furtado, traz “Pra te lembrar” interpretada por Caetano Veloso – faixa-título do CD “Relógios de Sol”, de 2003. Em “Translucidação”, de 2006, pela primeira vez Nei assina também a produção do CD, ao lado de Paulinho Supekóvia. Em 2007, volta à literatura reunindo crônicas publicadas na imprensa gaúcha, sob o título “É Foch!”, lançamento da L&PM. Em 2013, o décimo álbum da carreira, gravado em Porto Alegre, “A Vida Inteira” é fruto de financiamento coletivo, com 900 apoiadores do projeto. Em 2015, grava ao vivo “Telas, tramas & trapaças do novo mundo”, pelo Natura Musical. O ano de 2019 abre com a décima edição da temporada de verão “Nei LisPoa”, e com apresentações pelo RS e várias cidades brasileiras, Nei celebra seus quarenta anos de carreira.

SERVIÇO

  • Sarau do Solar Especial de encerramento da temporada 2021 recebe Nei Lisboa
  • Dia 1º de dezembro, às 19 horas
  • Esplanada do Palácio Farroupilha

INGRESSOS

  • Presencial por ordem de chegada, e mediante comprovante de vacinação ou teste Covid-19

ONDE ASSISTIR (virtualmente)

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sarau do Solar Especial

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300 - Fones:(51)3210-1129
(51)3210-1247 / (51)3210-1112    E-mail: dc.atividadesculturais@al.rs.gov.br