Notícia
 
GALERIA DOS MUNICÍPIOS
Crissiumal apresenta sua história e características
Luiz Carlos Barbosa - 08:15 - 21/05/2007
Castelo em estilo medieval na rota turística do município
Castelo em estilo medieval na rota turística do município

A história, as características e as potencialidades de Crissiumal serão apresentadas de 21 a 25 de maio na Galeria dos Municípios, no saguão da entrada principal da Assembléia Legislativa (Praça da Matriz, s/nº). Situado no Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul, a 498 quilômetros da capital, o território do município começou a ser povoado pelos alemães e italianos que emigraram das chamadas "colônias velhas" para a região mais ao Norte do Estado no final dos anos 20.

Perfil
Esse processo migratório marca o perfil do município, cuja economia estrutura-se a partir da agricultura de pequenas propriedades, concentrando quase 60% da população de 15.180 habitantes na zona rural. Entre os eventos de Crissiumal, destaca-se a Expo Cris, que está na 6ª edição, a ser realizada de 31 de maio a 3 de junho deste ano. Já o Balneário das Três Ilhas, no Rio Uruguai, é um dos principais pontos de turismo e lazer. Além do monumento ao Pioneiro e edificações como a Igreja dos Três Santos Mártires das Missões, Crissiumal possui um castelo medieval. Trata-se de uma residência particular, da família Bonotto, construída em pedras e com as linhas da arquitetura medieval européia.

Turismo
O município de Crissiumal está inserido na rota turística da região Rota do Yucumã. Com o Programa de Desenvolvimento Agroindustrial – Pacto Fonte Nova, foi organizada a rota turística "Mundo Colonial" de Crissiumal, que hoje atrai milhares de visitantes. Desde 2002, a rota turística recebeu mais de 250 excursões vindas de praticamente todo o estado, e também de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Além da visitação às agroindústrias, a rota turística conta com diversos pontos, entre eles o Castelo Bonotto e o monumento em homenagem ao Pioneiro que povoou o município. Para o desenvolvimento do turismo no município está em andamento projeto coordenado pela EMATER que busca qualificar guias e instruir as pessoas para receber o turista.

História
Inicialmente, Crissiumal integrava o território de Palmeira das Missões, em uma área inexplorada mas que havia sido conhecida pelos jesuítas em 1826, devido a proximidade com a antiga redução de São Nicolau, atual território de Missiones (Argentina). A partir de 1930, o antigo território habitado por indígenas passou a receber as migrações de alemães e italianos, que se dedicavam à agricultura e à suinocultura, provocando um processo de desenvolvimento que culminou com a instalação do município em 28 de fevereiro de 1955, desmembrado de Três Passos pela Lei Estadual nº 2.553, de 18 de dezembro de 1954.

Numa área geográfica de 362,2 quilômetros quadrados, Crissiumal está a uma altitude de 410 metros acima nível do mar. O município limita-se com a Argentina e com os municípios de Três Passos, Tiradentes do Sul, Humaitá, Nova Candelária, Horizontina e Doutor Maurício Cardoso. Pertence à zona fisiográfica do Alto Uruguai. Na divisão estadual por Conselhos Regionais de Desenvolvimento, pertence ao Corede Noroeste Colonial (CRNOC). Pela divisão de associações municipais, Crissiumal integra a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro).

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atividadesculturais@al.rs.gov.br