Sala J.B. Scalco

     A Sala J.B. Scalco foi criada em 1983 para abrigar exposições fotográficas no térreo do Solar dos Câmara, mas só foi aberta ao público dez anos depois, devido às obras de restauração e reciclagem do prédio. As mostras, promovidas mensalmente e com visitação gratuita, destacam imagens captadas com equipamentos digitais ou analógicos por profissionais da área e amantes da arte de fotografar.

 
      João Batista Scalco (1951-1983)
 
     O espaço cultural recebeu esse nome em homenagem ao gaúcho João Batista Scalco, considerado um dos melhores fotojornalistas do Brasil. Ele atuou na empresa jornalística Caldas Júnior (contratado pela Folha da Tarde), Zero Hora, Jornal da Terra, Jornal de Santa Catarina e na Revista Placar, onde trabalhou por dez anos e era conhecido como “Van Gogh dos pampas”. Na área esportiva, fez a cobertura de quatro Copas Libertadores da América, da Copa do Mundo da Alemanha, de três Campeonatos Mundiais de Fórmula 1 e das Olimpíadas de Moscou.
 
     Em apenas 32 anos de vida, 16 dedicados à fotografia, ele acumulou diversas distinções na área. Um exemplo é o Prêmio Esso de Jornalismo, recebido em 1979, pela cobertura do sequestro dos exilados políticos uruguaios Lílian Celiberti e Universindo Díaz, ocorrido em novembro de 1978. Junto com o repórter Luís Cláudio Cunha, da revista Veja, Scalco foi mantido sob a mira de revólveres por 20 minutos e liberado depois de um breve interrogatório. O fotógrafo reconheceu um dos seqüestradores: um policial que tinha sido jogador de futebol. Os jornalistas conseguiram provar o envolvimento de brasileiros no crime, e seus autores foram condenados por abuso de autoridade. O caso repercutiu no Brasil e no exterior,  e um de seus desdobramentos no plano político  foi a criação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia gaúcha, a primeira do país em âmbito legislativo. Scalco morreu de infarto no dia 3 de janeiro de 1983.

 

     Veja como expor na Sala J.B. Scalco.

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atividadesculturais@al.rs.gov.br