Salas de Comissões

 

       É da competência da Divisão de Reserva de Espaços cinco Salas de Comissões, localizadas no 3° e 4° andar do Palácio Farroupilha, que podem ser cedidas para solenidades e cursos promovidos pela Assembleia Legislativa, convenções, congressos, seminários, jornadas, simpósios, palestras, conferências e solenidades que tratem de matéria pertinente ou de interesse público. 

 

 

 

Sala Professor Sarmento Leite

 

 

Localizada no 3° andar do Palácio Farroupilha, com capacidade para 26 pessoas.

 

 Foto de Walter Fagundes

      Eduardo Sarmento Leite da Fonseca (1868-1935) nasceu em Porto Alegre e se formou em medicina no Rio de Janeiro. Juntamente com o Dr. Protásio Alves, fundou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre (atual Faculdade de Medicina da UFRGS), onde foi diretor no ano de 1915. Entre 1924 e 1928, o professor dos médicos, como era chamado, atuou como conselheiro municipal, para o qual foi eleito pelo Partido Republicano. 

 

 

 

 


 

 

Sala Salzano Vieira da Cunha

 

 

Localizada no 3° andar do Palácio Farroupilha, com capacidade para 31 pessoas. 

 

 Foto de Walter Fagundes

     Liberato Salzano Vieira da Cunha (1920-1957) nasceu na cidade de Cachoeira do Sul e exerceu as profissões de jornalista, advogado e professor. Entre 1947 e 1950, foi prefeito de sua cidade, sendo eleito mais tarde deputado estadual. Seu mandato durou até o momento de sua renúncia, quando assumiu a Secretaria Estadual de Educação, no governo de Ildo Meneghetti (1954). Em 1957 faleceu, vítima de um acidente aéreo. No ano de 1967 foi criada, em sua homenagem, a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha.

 

 

 


 

 

Sala José Antônio Lutzenberger

 

 

Localizada no 4° andar do Palácio Farroupilha, com capacidade para  30 pessoas. 

 Foto de Walter Fagundes

 

      José Antônio Lutzenberger (1926 -2002) nasceu em Porto Alegre e durante sua vida foi escritor, cientista, intelectual e Doutor Honoris Causa de várias Universidades mundiais. Foi um grande defensor das causas ambientais e recebeu diversas honrarias internacionais e condecorações, como o Prêmio Nobel Alternativo de Ecologia, em 1998. Em 1987, criou a Fundação Gaia, voltada para projetos de agricultura orgânica e consultoria ambiental. No ano de 1971, foi criada a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – Agapan, da qual Lutzemberger foi o idealizador e primeiro presidente. 

 

 

 


 

 

Sala Alberto Pasqualini

 

 

Localizada no 4° andar do Palácio Farroupilha, com capacidade para 27 pessoas.  

 

 Foto de Walter Fagundes

     Alberto Pasqualini (1901-1960) nasceu no antigo município de Júlio de Castilhos, hoje Ivorá. Ao longo de sua vida, dedicou-se à política, exercendo atividade de vereador em Porto Alegre e chegando, mais tarde, ao Senado Federal onde, como membro da Comissão de Finanças, foi relator do projeto que criou a Petrobrás. O político era considerado um grande pensador social e o mais importante teórico do trabalhismo, sendo um dos fundadores do PTB no Estado, em 1945.

 

 

 


 

 

Sala Maurício Cardoso

 

 

Localizada no 4° andar do Palácio Farroupilha, com capacidade para 47 pessoas.  

 

 Foto de Walter Fagundes

      Joaquim Maurício Cardoso (1888-1938) nasceu em Soledade e dedicou grande parte de sua vida à luta pela liberdade de imprensa, anistia, organização das classes por meio de associações e adoção do voto secreto como princípio constitucional. Ao longo de sua vida, foi deputado estadual, ministro da justiça, deputado federal e líder da Frente Única Gaúcha (FUG). Em 1938, faleceu em acidente aéreo.

 

 

 

  

                                                                                                                                            

 

 

Procedimentos para agendamento das Salas de Comissões

 

 

1 - Verificar a disponibilidade e realizar o pré-agendamento da data desejada pelos telefones 3210-2037 ou 3210-1087.

 

2 - Preencher e enviar formulário eletrônico ou memorando, para solicitações internas, e ofício, para solicitações externas. No requerimento, deverão constar os seguintes dados: nome e tipo do evento, sala desejada, data e horário, estimativa de público, previsão de apresentação musical ao vivo ou reprodução, contato para informações e, se for o caso, a relação de serviços a serem utilizados.

 

Obs.: O requerimento deve ser assinado por Deputado ou Chefe de Gabinete,  Coordenador de Bancada dos Partidos, Secretário de Comissão ou pelas chefias dos órgãos da Assembleia Legislativa.


3 - Entregar, na Divisão de Reserva de Espaços, o ofício, memorando ou formulário eletrônico, formalizando o pedido referido acima, que será submetido a deliberação superior.

 

ECAD: OBRIGATÓRIO EM CASO DE EVENTOS COM MÚSICA DE QUALQUER ESPÉCIE, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS VIGENTE  NO PAÍS (Lei nº  9.610/1998). A CEDÊNCIA DO TEATRO DANTE BARONE SOMENTE SERÁ EFETIVADA APÓS A APRESENTAÇÃO DA  GUIA QUITADA OU DOCUMENTO DE LIBERAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, OBTIDA EM:

 

Escritório de Direitos Autorais - ECAD

Rua dos Andradas, 1560 - Conjunto 1514

Fone: 3228 2591

Email: eventos@ecad.org.br

 

 

OBS.: Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas nestes espaços.

  

Consulte a Resolução de Mesa N° 1.429/2016, que regulamenta os espaços da Assembleia Legislativa.

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Fones:(51)3210-2037 / (51)3210-2047
CEP 90010-300  E-mail: dc.reservas@al.rs.gov.br